terça-feira, 19 de junho de 2012

#40 SHELLEY, Mary - Frankenstein

Sinopse: Frankenstein conta a história de Victor Frankenstein, um jovem estudante, que a partir de corpos de seres humanos que obtinha em cemitérios e hospitais consegue dar vida a um monstro que se revolta contra a sua triste condição e persegue o seu criador até à morte. Frankenstein foi adaptado inúmeras vezes ao cinema, mas a mais memorável imagem do monstro foi encarnada pelo actor Boris Karloff, em 1931, fazendo ainda hoje parte da cultura popular.


Opinião: Uma das coisas que mais estranhei durante a leitura deste livro foi o “desbastar” das ideias pré-concebidas que tinha desta obra. A minha ideia – e perdoem-me os fãs, aos quais agora me junto – era a de que a Mary Shelley era meio doente quando, podendo falar de tantas belezas no mundo, escolheu criar uma história sobre um monstro. E era isso que eu imaginava para o enredo desta obra: masmorras, vozes cadavéricas e a loucura de um médico que retirasse prazer da criação de vida grotesca. Mas quem poderia retirar prazer de brincar com a vida? Pensei que o Doutor Victor Frankenstein não tinha consciência – mas a escritora deu-lhe uma notável, que nos permitiu reflectir sobre toda a Criação e as responsabilidades que o Criador partilha com aquele a quem sopra vida, os deveres e direitos que tem para com ele, como quando menciona que, tendo-o tornado cordato, teria agora igual direito de suprimir o monstro, a fim de evitar mais males. Pensei igualmente que o monstro não teria consciência – mas o monstro tem, e apiedei-me dele mais ainda do que do seu Criador, porque o monstro não teve escolha, o monstro foi chamado à vida e nem de nome dispõe. Tem de conviver com a sua própria fealdade e, ao restante mundo, apenas acede através de esconderijos e observação. Frankenstein sofre por ter conferido razão a uma criatura horrenda, e por esta se valer dela para causar horrores e se vingar do seu Criador, visto que não tem hipótese alguma de ser feliz. Quanto à criatura, sofre porque o seu aspecto exterior, repugnante, repele toda a beleza que vê ao seu redor, os afectos de todos os que com ele cruzam o olhar, e que lhe estarão sempre negados. E juntamente com isto vem a própria piedade, que também lhe é constantemente negada. Ninguém se apieda do monstro, pelo contrário, horrorizam-se ao vê-lo, gritam, tentam defender-se atacando-o e fugindo, mesmo quando este esboça gestos de extrema bondade ou, inclusive, salva ou facilita as vidas àqueles a quem quer bem…
A vida do monstro é uma série de angústias (todas elas compreensíveis) e de desespero por nem o seu criador ser capaz de amá-lo ou de lhe fazer companhia. A solidão e a rejeição a que é votado – por ser uma aberração, uma criação abjecta – está presente no seu carácter e em todos os seus discursos. A vida de Frankenstein parece resvalar, por vezes, para a loucura perante a culpa que lhe aperta o peito em relação ao momento em que aplicou a ciência num campo com o qual não se deveria brincar…
Quase toda a obra é um debate moral, social, científico e filosófico em torno do Criador e da Criação, da beleza e da fealdade, dos preconceitos, da educação, da história da humanidade em si e da própria humanidade, os estigmas que a regem, as injustiças que comete, as maldades de que se vale quando se pode ter tanto –se não tudo -, e ainda assim lhe sabe a pouco enquanto o monstro, da sombra, ambicionada simplesmente qualquer coisa que não o nada absoluto de conforto humano e afecto que Frankenstein lhe renegou ao dar-lhe vida sob tais circunstâncias.
O livro também não me pareceu ter coisa alguma que ver com o sobrenatural ou terror, visto tratar-se de uma obra mais do que bem alinhavada e narrada por entre cenários reais - Suíça, Inglaterra, Escócia, Irlanda e Polo Norte - e porque tudo o que nele sucede parece de um humanismo intrínseco, até mesmo no caso do monstro, que simplesmente é maior, mais rápido e mais feio do que a maioria dos humanos, mas cujo intelecto e o interior são tão ou mais desenvolvidos do que o da maioria dos indivíduos.
Classificação: 5*****

Sem comentários:

Enviar um comentário