quarta-feira, 4 de abril de 2012

#16 AUSTEN, Jane - Persuasão

Sinopse: O enredo gira em torno de Anne Elliot, filha de Walter Elliot, baronete de Kellynch Hall, a qual sete anos antes dos eventos narrados no romance, apaixona-se por Frederick Wentworth, inteligente, ambicioso, mas pobre, e é impedida pela família de contrair matrimônio com o mesmo. Tal rompimento foi feito sob a interferência da viúva Lady Russell, que não via vantagens no casamento com um homem sem tradições e sem conexões familiares importantes, temendo um futuro incerto para Anne.


Opinião: Não me recordo do Persuasão tão bem como do Orgulho e Preconceito, talvez porque tenha lido este duas vezes e visto o filme outras dez. Persuasão, embora pessoalmente classificado ao mesmo nível que a obra-prima de Jane Austen, é o meu favorito. A Jane Elliot é um patinho feio e o Mr. Wentworth é um homem meio atormentado. Não se trata da simplicidade de uma história de amor - conhecem-se, ultrapassam obstáculos, ficam juntos. A Jane e o Wentworth não ultrapassaram os obstáculos. Ele quis viver a sua vida no mar, a bordo de um navio, e explorar, viver pelos seus ideais, enquanto pudesse. Confiou que ela esperaria. Por orgulho, ela considera que a oportunidade dele expirou. Também a idade dela para casar expirou.


É sobre um recomeço tardio, um segundo arranque da vida, quando estes dois se reencontram por entre o dia-a-dia das suas rotinas. Emocionante. O meu favorito da Austen.

Classificação: 5*****

1 comentário: